quinta-feira, 11 de março de 2010

Musculação X Adolescente


Músculos definidos e prevenção de doenças são alguns dos benefícios da musculação para os adolescentes.
Um estudo realizado pelo Instituto Carolinka, na Suécia, em parceria com a Universidade de Granada na Espanha, avaliou a força muscular de 400 voluntários, com idades entre 13 e 18 anos. Em seguida, compararam os dados com a incidência de inflamações no corpo de cada participante. Os resultados mostraram que os jovens com musculatura desenvolvida apresentavam defesas mais eficientes, inclusive, os que tinham sobrepeso.
Com quantos anos uma pessoa pode iniciar um treino de musculação?
“Na verdade não tem um limite, mas é lógico que uma criança de 9 anos tem um nível de coordenação menor, então o ideal seria a partir disso. A gente tem crianças de 10, 11, 12 anos, mas temos que deixar essa atividade mais divertida, mais dinâmica. Intercalar os níveis de intensidade, observar bem como essa criança está respondendo, em relação a isso. Então, a partir dos 8 anos, quando ela já tem um nível de coordenação melhor”, esclareceu o personal trainer Alexandry Mangueira.
E a diferença da musculação para adultos?
“Não difere muito. A diferença é deixar mais lúdico, mas divertido possível, a gente não vai trabalhar uma sobrecarga tencional muito grande, não vamos trabalhar com cargas elevadas, por que nesse período a partir da primeira menarca ainda tem alguns hormônios atuando e a criança não vai conseguir um grande desenvolvimento muscular. Na verdade o que a gente quer na musculação antes dessa faixa é também um gasto energético aumentado. A gente sabe que hoje em dia a maioria das doenças é causada pela falta de atividade do que pelo excesso de alimentação então a gente tem que fazer com que as crianças se movimentem mesmo”, concluiu o personal.
Com a orientação de um profissional e força de vontade é possível o jovem desenvolver sua musculatura sem correr riscos e melhorar a sua qualidade de vida.

( Fonte: site www.unimedjp.com.br/viverbem )